Em um negócio onde a matéria – prima necessária é encontrada apenas em outros Estados, a falta de capital de giro era ainda mais prejudicial para Seu Cláudio e para seu negócio. Assim, aliado ao fato de que a maioria dos vendedores de matéria – prima apenas aceitavam dinheiro de compradores originados de outros Estados, a armadilha estava montada – matéria – prima distante e inalcançável para o artesão de couro com pouco capital. Um homem com vontade e amor por sua profissão, Seu Cláudio recusou desistir de sua amada atividade: “Eu tinha que encontrar uma maneira e o Estrela teve grande participação nisso”.
 
Nesses três anos de trabalho em conjunto com o Instituto Estrela de Micro – crédito, durante os quais ele teve acesso a 5 empréstimos em grupos de 3 e 4 pessoas, Seu Cláudio investiu todo o capital conseguido em matéria – prima, que foi amortizado com o incremento em suas receitas de negócio e a geração de capital - o que permitiu a compra de duas novas máquinas de alfaiataria. Um homem centrado, Seu Cláudio gerencia ele mesmo suas finanças e está extremamente satisfeito com o Estrela, como ele diz: “O serviço é ótimo, os valores concedidos são justos e as taxas de juros são realmente razoáveis, a única coisa que poderia melhorar é o prazo, que às vezes é curto”.
 
Durante essa parceria, Seu Cláudio pôde contratar outras pessoas sazonalmente e passar adiante seu conhecimento sobre sua atividade, provando o poder de empoderamento que o micro – crédito tem em fortalecer a economia, enquanto propulsiona a construção de capacidade para novos indivíduos envolvidos no mercado. Seu Cláudio acredita que: "Mais que uma questão de finanças, o Estrela trabalha com oportunidades."