Notícias


Banco estrela capacita Jovem africano em Patos

O Instituto Estrela, entidade de fomento ao mercado de micro-crédito, que dentre suas finalidades está a de garantir a liberdade de oportunidades econômicas dos empreendedores através de crédito oferecendo-lhes sistema bancário convencional, está ampliando seu mercado com a abertura de um escritório de Viana, município da província Luanda, capital de Angola, país do continente africano.
 
Em Viana o Banco Estrela irá trabalhar com a pobreza extrema, com créditos que garantam à população desenvolver economicamente as potencialidades locais no comércio informal, ganhar em cidadania e inclusão social, como resultado dessas mudanças de vida que são objetivos do Instituto.  
 
 O escritório em Viana ficará sob responsabilidade do jovem correspondente Antônio Mabi Lemon Coxe, natural de Uíge – cidade do norte angolano. Este se encontra em Patos vivenciando um processo de capacitação de dez dias. Toda a equipe técnica do Banco Estrela está prestando assessoria a Coxe. Na parte teórica recebe orientações da diretora do Banco Estrela, Edinalda de Araújo Lima, além de acompanhamento de agentes de negócios, para visitas de campo, conhecimentos importantes sobre o trabalho com a clientela, bem como com o pessoal do setor administrativo.
 
Para Antônio Coxe, a política do Banco Estrela se adéqua perfeitamente à realidade do povo angolano, mais especificamente de Viana, que terá a chance de desenvolver atividades que lhes garantam melhor qualidade de vida, explorando comercialmente as potencialidades da localidade.
 
O Banco Estrela em Angola funcionará em parceria com o Banco Bai Micro Finanças (BMF) e com a Oscip – Associação dos Profissionais e Amigos de Combate à Pobreza (APACP). O Instituto Estrela, fundado há cinco anos em Patos, tendo como presidente Pierre Landolt, possui hoje uma carta de aproximadamente 3.800 de clientes.
 
São pessoas físicas (empreendimentos informais, profissionais liberais, autônomos ou outras atividades independentes) ou pessoas jurídicas, empreendedores que ficam livres da burocracia para conseguir empréstimos e abrir seu pequeno negócio, visto que 95% deles não têm acesso ao sistema oficial de crédito. A área de atuação pode ser tanto o comércio (ambulantes, armarinhos, feirantes, etc.), serviçosindústria (sapataria, confecção, artesanato, etc.). (moto-taxi, salão de beleza, etc.) ou
Hoje o Banco Estrela está presente em Patos, Sousa e Guarabira. Na áfrica, inicialmente em Viano, com pretensões de expansão naquele continente, sempre com o propósito de dar oportunidade aas camadas mais pobres de gerir seu próprio negócio.
« Voltar