Quem Somos

O Instituto Estrela de Fomento ao Microcrédito é uma organização financeira sem fins lucrativos, constituída como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), está ativo desde 19 de maio de 2005, quando o mesmo foi fundado em Patos, uma cidade no fundo do coração da Caatinga do Estado da Paraíba, no Brasil, fazendo assim dezessete anos que vem propulsando crescimento econômico local por meio da oferta de crédito acessível para agentes sustentáveis de mudança. 

Pierre Landolt, fundador e presidente, idealizou o Instituto como uma forma de mostrar que o investimento social no Nordeste é possível e necessário.

O início das atividades foi financiado por recursos doados pela Fundação de Família Sandoz, totalizando Um Milhão de Reais. 

O Estrela é gerido por um Conselho de Associados, apoiado por um Conselho de Administração e Conselho Fiscal.  A Instituição acredita que dedicar-se à gestão efetiva e trabalhar  pela transformação econômica e social das realidades de muitas famílias que também são atendidas pelo mesmo, uma organização que trabalha o crédito como oportunidade para a construção de capacidades individuais e coletivas.

Missão

Ofertar soluções inovadoras para atender às necessidades financeiras dos microempreendedores formais e informais  de baixa renda do Nordeste brasileiro, com intuito de promover o incremento de suas rendas.Realizamos nossa missão através do uso de metodologias e tecnologias inovadoras, de uma equipe eficiente e de produtos e serviços que, ao mesmo tempo, sejam rentáveis e tenham impacto social positivo.

Visão

Ser a Instituição Microfinanceira que gere maior valor para nossos clientes, nossos colaboradores e para a sociedade no país, mantendo o foco em regiões pouco ou mal atendidas pelo microcrédito e microfinanças, trabalhando no sentido de criar as condições sócio-econômicas que evitem o êxodo para os grandes centros urbanos. 

Valores

Cliente acima de tudo – Temos foco na realização dos objetivos e sonhos de nossos clientes.

Compromisso com o resultado – Buscamos sempre o melhor resultado econômico-financeiro para que possamos alcançar mais clientes, gerando maior valor também para os nossos colaboradores.

Transparência – Buscamos prestar todas as informações sobre nossas atividades a nossos clientes, parceiros, colaboradores e conselheiros.

Desenvolvimento de Pessoas – Nossas atividade têm por objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos clientes e de nossos colaboradores.

Desenvolvimento sócio-econômico – Procuramos através de nossas atividades, fomentar o desenvolvimento social e econômico das regiões onde atuamos com intuito de evitar o êxodo para os grandes centros urbanos.

Inovação - Procuramos inovar no uso de tecnologias e metodologias sempre mais eficientes que permitam maior produtividade, ganhos em escala e a redução dos custos para os nossos clientes.

Alinhamento – Falamos  e agimos de maneira honesta e respeitosa, com alinhamento de propósitos, buscando a realização de nossas atividades. 

Dirigentes

Conselho de Associados

  • Pierre Landolt
  • Catherine Jacqueline Marie Amedee Landolt de Clermont Tonnerre
  • Edinalda de Araújo Lima Leitão

Conselho de Administração

  • Pierre Landolt
  • Rinaldo Rodrigues Pereira
  • Francisco Antonio do Rêgo Barros Meira
  • Hercules Sidiney Firmino
  • Rosália Severo de Medeiros 
Conselho Fiscal
 
  • Adriano Menino Leite
  • Janusa Cristina Gomes Sotero
  • Tiago Cavalcante Regis 

Direção

  • Edinalda de Araújo Lima Leitão

Atos Institucionais